A blefaroplastia é uma cirurgia estética realizada nas pálpebras tanto superiores como inferiores.
O médico oftalmologista faz essa cirurgia?
O médico oftalmologista especialista em pálpebras faz cirurgia de blefaroplastia.
A Dra Vanessa Crespi Flores é médica Oftalmologista formada há 22 anos pela Faculdade de ciências Médicas da UNICAMP e realiza cirurgia de pálpebras.
Por que ocorre o excesso de pele nas pálpebras?
O excesso de pele das pálpebras, chamado dermatocalase, ocorre devido à flacidez associada ao envelhecimento natural. Também pode ocorrer em pacientes relativamente jovens, dependendo de fatores genéticos.
Excesso de pele das pálpebras superiores.
Causas do excesso de pele
- Envelhecimento natural.
- Exposição ao sol e perda de colágeno.
- Predisposição genética.
- Inchaço (edema) crônico associado a quadros alérgicos e ao ato de coçar.
- Fumo.
Quais os sintomas
- Pálpebras caídas.
- Sensação de peso.
- Inchaço pelas bolsas de gordura.
- Aparência de cansaço e envelhecida.
4 Motivos para fazer a cirurgia
- Melhora do aspecto de olhar cansado, pela retirada de pele e bolsas de gordura.
- Melhora do olhar envelhecido, pela diminuição do excesso de pele.
- Melhora do peso das pálpebras.
- Melhora da auto-estima.
Exames pré-operatórios realizados
Exame oftalmológico
O paciente deve passar por um exame oftalmológico completo com medida da visão, avaliação de grau, medida da pressão intra-ocular, avaliação das estruturas oculares e fundo de olho.
Então uma avaliação cuidadosa das pálpebras será realizada.
Doenças sistêmicas e uso de medicações, inclusive fitoterápicos, devem ser considerados.
Avaliação clínica
Uma avaliação clínica deve ser realizada e anti-coagulantes deverão ser interrompidos no pré-operatório.
Cirurgia Indicada
Durante a avaliação das pálpebras, considerando cada caso, as cirurgias são indicadas, para um melhor resultado estético, como por exemplo associar a blefaroplastia superior e inferior.
Como é a Cirurgia: Blefaroplastia
A blefaroplastia é uma cirurgia estética para a retirada do excesso de pele e gordura das pálpebras superiores, a Blefaroplastia Superior, e ou inferiores, a Blefaroplastia Inferior. A blefaroplastia inferior também pode ser via transconjuntival, quando é realizada somente a retirada das bolsas de gordura.
A cirurgia é realizada com anestesia local e sedação leve, em centro cirúrgico, e o anestesista acompanha todo o procedimento.
Primeiramente é feita uma marcação do excesso de pele a ser retirado. Então com o paciente sedado é realizada a anestesia local. Excesso de pele e gordura são retirados e a sutura é realizada.
Após a recuperação o paciente vai para casa no mesmo dia com os cuidados pós-operatórios.
Esquema ilustrativo dos passos cirúrgicos.
Cuidados no pós-operatório
Um grande hematoma tanto das pálpebras superiores como inferiores é normal ocorrer e os cuidados no pós-operatório são importantes para uma boa recuperação.
- Analgésicos no primeiro dia caso o paciente tenha dor.
- Compressas geladas várias vezes ao dia.
- Repouso nos primeiros dias.
- Evitar contato com calor para não piorar o hematoma.
- Uso de antibiótico na incisão.
- Colírio lubrificante.
- Não coçar.
- Não carregar peso, nem fazer exercícios físicos até a retirada dos pontos.
- Evitar sol, usar óculos de sol.
- Não fumar.
- Não usar maquiagem.
- Evitar lentes de contato nos primeiros dias.
O uso de telas, celulares, tablet, computador, televisão não interfere na recuperação e são liberados na medida em que o paciente se recupera.
Vou sentir dor no pós-operatório?
A queixa de dor não é comum no pós-operatório, nos casos em que ocorre o uso de analgésicos comuns e compressas geladas são suficientes.
Efeitos Adversos
Como em toda cirurgia, infecção e hemorragia podem ocorrer, tendo uma incidência muito baixa na blefaroplastia e podem ser evitados com cuidados no intra e no pós-operatório.
Assimetria, hipocorreção, hipercorreção, olho seco, entre outros são efeitos adversos que também podem ser evitados com uma cuidadosa avaliação pré-operatória e planejamento da cirurgia.
Resultado
A retirada dos pontos é feita entre 7 a 10 dias, à critério médico. O hematoma costuma melhorar entre uma e duas semanas.
Após trinta dias muitos pacientes já percebem uma grande melhora no aspecto das pálpebras, porém um pouco de inchaço e cicatriz marcada ainda são normais.
Onde fica a cicatriz da blefaroplastia
A cicatriz da blefaroplastia superior fica na curvatura de abertura dos olhos e a da blefaroplastia inferior fica próxima à raiz dos cílios inferiores.
Cicatriz recente da blefaroplastia superior.
Cuidados com a cicatriz
Após duas a quatro semanas, os cuidados com a cicatriz podem ser iniciados, com pomada de silicone, massagens e protetor solar.
Resultado final
O resultado final varia entre os pacientes e usar proteção na exposição ao sol por 6 meses para que a cicatriz não fique pigmentada é recomendado.
Qual a duração da cirurgia
A cirurgia tem uma duração longa, de muitos anos.
Sendo o envelhecimento um processo contínuo e a principal causa do excesso de pele nas pálpebras a cirurgia de blefaroplastia pode ser realizada novamente quando necessário.
A Dra Vanessa Crespi Flores é médica oftalmologista, formada há 22 anos pela faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP e especialista em Cirurgias de Pálpebras. Atende na cidade de Campinas/SP.
Figura1: Foto 98944964 © Viculia | Dreamstime.com, Figura2: Ilustração 79689123 | Cirurgia © Saule Beksultanova | Dreamstime.com, Figura3: Photo 89729725 © Ivan Ekushenko | Dreamstime.com.
Fonte: https://eyewiki.org/Upper_Eyelid_Blepharoplasty
Leia também: Cirurgia Refrativa, Miopia, Catarata.