Lentes de contato são uma excelente forma para correção de grau.
Como sei se posso usar Lentes de contato?
Um exame oftalmológico completo com o médico oftalmologista que irá indicar o melhor tipo de lente de contato para cada caso e fazer testes para uma boa adaptação.
A Dra Vanessa Crespi Flores é médica oftalmologista, formada há 22 anos pela faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP e especialista em adaptação de Lentes de Contato.
O que são Lentes de Contato
Feitas de materiais inertes como o silicone ou hidrogel, as lentes de contato são lentes colocadas dentro dos olhos para a correção do grau.
Podem ser usadas diariamente, são confortáveis e seguras.
3 Motivos para usar lentes
- Qualidade de visão: estando muito próximas aos olhos as lentes tem uma imagem em tamanho real com nitidez e qualidade de visão.
- Praticidade para a prática de esportes: as lentes promovem uma boa visão e permitem independência na prática de esportes. Sem os óculos caindo, embaçando ou atrapalhando os movimentos, as lentes de contato permitem uma melhor performance nos esportes.
- Aumento de Campo de visão: como estão grudadas nos olhos as lentes ampliam o campo de visão já que não tem a armação dos óculos atrapalhando a visão periférica.
Qual tipo de grau as Lentes de Contato corrigem?
As lentes de contato são excelente opção aos óculos e corrigem a Miopia, a Hipermetropia, o Astigmatismo e também a visão cansada de perto que é a Presbiopia.
Miopia
A miopia é um erro refracional, quando os raios entram no globo ocular e se unem antes da retina, causando embaçamento da visão e dificuldade em enxergar de longe. Para a correção da miopia usamos lentes divergentes, negativas, que vão afastar a imagem até a retina.
Hipermetropia
A hipermetropia é o contrário, os raios se formam atrás da retina, causando embaçamento e dificuldade em enxergar principalmente para perto, mas dependendo do grau também para médias distâncias e longe. Corrigimos a hipermetropia usando lentes convergentes, positivas, que vão aproximar a imagem.
Astigmatismo
Já o astigmatismo ocorre quando os raios mudam de direção por irregularidades, geralmente na córnea, e formam uma imagem desfocada, causando uma distorção tanto de longe como de perto. A correção usada são lentes cilíndricas, que são negativas e com um eixo, para focar a imagem no ponto certo da retina.
Presbiopia
A presbiopia é a “visão cansada da idade”, quando o cristalino, que é a lente natural dentro do nosso olho, perde a capacidade de focar objetos próximos e a visão embaça para perto. A correção é feita acrescentando grau, na maioria das vezes positivo, com lentes convergentes.
E quais são os tipos de lentes de contato?
Quanto ao material:
As lentes podem ser gelatinosas ou seja, moles e mais confortáveis ou rígidas, são duras, menos confortáveis no início da adaptação e reservadas para casos específicos principalmente de irregularidades na córnea.
As lentes gelatinosas podem corrigir a miopia ou a hipermetropia, e quando também corrigem o astigmatismo são chamadas gelatinosas tóricas, enquanto as que corrigem a presbiopia são gelatinosas multifocais.
Já as lentes rígidas são usadas em pacientes com ceratocone, pós transplante de córnea ou com outras irregularidades na córnea e podem ter um tamanho menor apoiadas na córnea ou maiores apoiadas na esclera, que são chamadas de lentes esclerais.
Quanto ao descarte:
Existem lentes de descarte diário, e também quinzenais, mensais e anuais, sendo essas últimas reservadas para casos especiais.
Quais são os cuidados que devo ter com as lentes?
As lentes são confortáveis e seguras e para isso alguns cuidados devem ser observados:
- Lavar bem as mãos com água e sabão antes de manusear as lentes.
- Usar produtos específicos para higienizar as lentes e armazená-las.
- Nunca lavar com água.
- Lavar o estojo uma vez por semana e troca-lo a cada três meses.
- Descartar as lentes na frequência indicada, de acordo com o tipo e marca.
- Dar um “descanso” quando chegar em casa, fazendo uso de óculos por algumas horas.
- Não dormir com lentes de contato.
- Consulte o seu médico oftalmologista com frequência.
Quer saber se você pode usar Lentes de Contato?
A Dra Vanessa Crespi Flores é médica oftalmologista, formada há mais de 20 anos pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP e especialista em adaptação de Lentes de Contato. Atende na cidade de Campinas/SP.
Fonte: https://www.aao.org/newsroom/news-releases/detail/contact-lens-health-week-promotes-healthy-care,
Foto1: 19179469 © Buradaki | Dreamstime.com Foto2: 182595158 © Pavel Muravev | Dreamstime.com
Leia mais: Miopia, Cirurgia Refrativa, Catarata.